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+55 (91) 93211-1000Criar uma estratégia política bem-sucedida é essencial para qualquer campanha que queira minimamente disputar uma eleição. A boa estratégia ajuda você a concentrar seus recursos, construir sua marca política (sua identidade), conectar-se com os eleitores e, finalmente, alcançar seus objetivos.
Ao longo de 40 anos de atividade em campanhas eleitorais acumulamos experiências que nos permitem resumir em seis passos o caminho para criar uma estratégia política bem-sucedida. Vamos a eles.
1. IDENTIFIQUE SEU PÚBLICO-ALVO
Você precisa saber no que você está mirando para poder acertar. Criar uma estratégia política bem-sucedida inclui identificar os principais dados demográficos do eleitor, como idade, sexo, raça, renda, nível educacional, localização e afiliação política. Entender seu público-alvo permite que você desenvolva mensagens e táticas que ressoem com eles e construa suporte.
2. DESENVOLVA SUA MENSAGEM
A sua mensagem é uma parte crítica da sua estratégia política. Ela deve ser clara, concisa e focada nas questões que mais importam para o seu público-alvo. Sua mensagem deve diferenciá-lo de seus adversários e destacar seus pontos fortes como candidato. Ela também deve ser consistente em todos os materiais da campanha, desde o site até as contas de mídia social e publicidade.
3. CONSTRUA SUA MARCA POLÍTICA
Marca é muito mais do que um símbolo. Marca é a sua identidade e deve refletir minimamente seu propósito, sua mensagem e ressoar com seu público-alvo. Para isso é preciso desenvolver uma plataforma eleitoral clara e, a partir dela, um logotipo forte. Todos os seus materiais de marketing, como cartões push, adesivos para veículos e placas de rua devem expressar suas cores e desenho característicos. Também é crucial criar um site com suas mensagens e informações de campanha, contas de mídia social e outros materiais que expressem a identidade da sua marca.
4. CRIE UM PLANO DE DIVULGAÇÃO
Um plano de divulgação é uma parte crítica de qualquer estratégia política. Um plano bem-sucedido identificará as maneiras mais eficazes de alcançar seu público-alvo, como as visitas porta a porta, contato por telefone, campanhas de mala direta, envio de e-mail e patrocínio de mídia social. Você também pode alcançar seus eleitores realizando plenárias, rodas de conversa e participando de eventos comunitários e reunindo-se com líderes comunitários locais.
5. ESTABELEÇA UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Marketing e publicidade são ferramentas poderosas para alcançar eleitores e aumentar o alcance do seu nome. Isso inclui televisão, rádio, mídia impressa, se estiver ao seu alcance; e publicidade on-line – que está ao alcance de todos. Sua estratégia deve se basear em uma análise minuciosa dos canais de publicidade mais eficazes para atingir seu público-alvo. Ele é projetado para que seus eleitores vejam e ouçam sua mensagem diretamente de você e ela alcance o maior número de pessoas possível.
6. DESENVOLVA UM PLANO DE RETIRADA DO VOTO
Um plano de retirada do voto pode fazer ou quebrar sua campanha. Trata-se de uma planilha pormenorizada com nome, endereço, forma de contato e quantitativo de votos que cada liderança engajada em sua campanha estima poder obter. Este será o seu último grande esforço para levantar