Criar uma estratégia política bem-sucedida é essencial para qualquer campanha que queira minimamente disputar uma eleição. A boa estratégia ajuda você a concentrar seus recursos, construir sua marca política (sua identidade), conectar-se com os eleitores e, finalmente, alcançar seus objetivos.

Ao longo de 40 anos de atividade em campanhas eleitorais acumulamos experiências que nos permitem resumir em seis passos o caminho para criar uma estratégia política bem-sucedida. Vamos a eles.

1. IDENTIFIQUE SEU PÚBLICO-ALVO

Você precisa saber no que você está mirando para poder acertar. Criar uma estratégia política bem-sucedida inclui identificar os principais dados demográficos do eleitor, como idade, sexo, raça, renda, nível educacional, localização e afiliação política. Entender seu público-alvo permite que você desenvolva mensagens e táticas que ressoem com eles e construa suporte.

2. DESENVOLVA SUA MENSAGEM

A sua mensagem é uma parte crítica da sua estratégia política. Ela deve ser clara, concisa e focada nas questões que mais importam para o seu público-alvo. Sua mensagem deve diferenciá-lo de seus adversários e destacar seus pontos fortes como candidato. Ela também deve ser consistente em todos os materiais da campanha, desde o site até as contas de mídia social e publicidade.

3. CONSTRUA SUA MARCA POLÍTICA

Marca é muito mais do que um símbolo. Marca é a sua identidade e deve refletir minimamente seu propósito, sua mensagem e ressoar com seu público-alvo. Para isso é preciso desenvolver uma plataforma eleitoral clara e, a partir dela, um logotipo forte. Todos os seus materiais de marketing, como cartões push, adesivos para veículos e placas de rua devem expressar suas cores e desenho característicos. Também é crucial criar um site com suas mensagens e informações de campanha, contas de mídia social e outros materiais que expressem a identidade da sua marca.

4. CRIE UM PLANO DE DIVULGAÇÃO

Um plano de divulgação é uma parte crítica de qualquer estratégia política. Um plano bem-sucedido identificará as maneiras mais eficazes de alcançar seu público-alvo, como as visitas porta a porta, contato por telefone, campanhas de mala direta, envio de e-mail e patrocínio de mídia social. Você também pode alcançar seus eleitores realizando plenárias, rodas de conversa e participando de eventos comunitários e reunindo-se com líderes comunitários locais.

5. ESTABELEÇA UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING

Marketing e publicidade são ferramentas poderosas para alcançar eleitores e aumentar o alcance do seu nome. Isso inclui televisão, rádio, mídia impressa, se estiver ao seu alcance; e publicidade on-line – que está ao alcance de todos. Sua estratégia deve se basear em uma análise minuciosa dos canais de publicidade mais eficazes para atingir seu público-alvo. Ele é projetado para que seus eleitores vejam e ouçam sua mensagem diretamente de você e ela alcance o maior número de pessoas possível.

6. DESENVOLVA UM PLANO DE RETIRADA DO VOTO

Um plano de retirada do voto pode fazer ou quebrar sua campanha. Trata-se de uma planilha pormenorizada com nome, endereço, forma de contato e quantitativo de votos que cada liderança engajada em sua campanha estima poder obter. Este será o seu último grande esforço para levantar

previamente o maior número possível de pessoas que provavelmente votarão em você no pleito. Para implementar isto, você deve segmentar seus eleitores mais prováveis e, em seguida, usar as estratégias de comunicação certas para incentivá-los a ir às urnas.
 
Seguindo esses passos-chave, você pode desenvolver uma estratégia política bem-sucedida que o ajudará a ganhar eleições e fazer a diferença. Lembre-se de ter pessoas em sua equipe que possam ajudá-lo a planejar e implementar sua estratégia vencedora. O trabalho em equipe faz o sonho funcionar!
 
Chico Cavalcante é jornalista, gestor de marketing e consultor político.
@chicocavalcantebr